Janela Indiscreta (1954)

Filme de 1954, escrito por John Michael Hayes (baseado na peça de Cornell Woolrich), dirigido por Alfred Hitchcock e estrelado por James Stewart e Grace Kelly. “Janela Indiscreta” é considerado um dos melhores filmes de Hitchcock, além de um dos melhores filmes já feitos. Um clássico!

Jeff (James Stewart) é um jornalista que está impossibilitado de trabalhar após ter quebrado uma perna arriscando-se em uma das suas matérias. Sem nada pra fazer, ele começa a prestar atenção na vida dos vizinhos através da janela do seu quarto. Ele fica cada vez mais envolvido com o que acontece na sua vizinhança, principalmente quando ele começa a especular o que teria acontecido num dos apartamentos após observar algumas atitudes suspeitar do seu morador.

Lisa (Grace Kelly), sua namorada, assim como a enfermeira Stella (Thelma Ritter) e o detetive Thomas (Wendell Corey), acham que o Jeff está tornando-se um bisbilhoteiro viciado na vida dos outros, até que, sem perceber, eles acabam envolvidos pelas especulações mirabolantes do jornalista e até compartilhando da curiosidade em saber o desfecho do caso.

Título Original: Rear Window
País de Origem: EUA
Gênero: Suspense
Ano de Lançamento: 1954
Direção: Alfred Hitchcock

O jeito como tudo é apresentado no filme nos envolve de tal forma que chegamos a nos sentir personagens daquela historia, descobrindo as coisas junto com o Jeff, nos levando a curiosidade inevitável do que acontece em cada apartamento.

O filme nos envolve a tal ponto que chegamos a querer acordá-lo para que veja o que não viu enquanto dormia e a câmera passeava por entre as janelas dos vizinhos nos tornando cúmplices da situação. As atuações do fabuloso James Stewart e da belíssima Grace Kelly são excelentes, contribuindo bastante para desenvolvimento do filme, assim como a atuação da Thelma Ritter.

Hitchcock é considerado mestre do suspense não por acaso, em Janela Indiscreta, por exemplo, ele coloca os personagens em ligação através de um único cenário, a janela do quarto do jornalista acidentado. E consegue, com uma trama aparentemente simples, um suspense muito envolvente e cheio de detalhes e mistérios. Apesar da possibilidade de não agradar a todos os gostos, pois por ser rodado todo em um só lugar o filme é relativamente tranqüilo e sem muita ação, mas é realmente imperdível.

1 comentário Adicione o seu

Deixe seu comentário! =)